A causa
A juventude brasileira se constitui como um dos segmentos mais desfavorecidos pelo crescimento dos problemas socioeconômicos do País, tais como concentração de renda, educação de baixa qualidade, desemprego, baixos salários, entre outros. Isso faz com que os jovens entrem cada vez mais cedo no mercado de trabalho, de modo informal e sem garantias de direito.
Em decorrência, geralmente, os jovens e adolescentes são afastados da escola pela dificuldade de conciliação entre estudo e trabalho, impedindo que avancem seus estudos e tenham melhores possibilidades de ascensão socioeconômica.
Esses jovens e adolescentes, que não têm oportunidade de prolongamento dos estudos, tornam-se uma força laboral de baixo custo e desqualificada, submetendo-se a situações de precariedade nos mais diversos setores.
É aí que entra o trabalho do ABC Aprendiz.
Os Programas de Qualificação e Empregabilidade são grandes instrumentos de política de inclusão social e profissional, com segurança e garantia e proteção de direitos.
O que isso representa?
Um grande diferencial na qualificação, inclusão e integração destes jovens e adolescentes ao mundo do trabalho, proporcionando a transformação, inclusão social e geração de renda.
Como funciona o nosso trabalho?
O atendimento é gratuito, planejado e continuado, propiciando experiências que permitam construir projetos de vida. Promovem o desenvolvimento da sua identidade, priorizam o fortalecimento de vínculos familiares e incentivam a socialização e a convivência comunitária.